Santa Maria (RS) – No dia 10 de setembro, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou uma solenidade para recepcionar uma Comitiva do Exército Argentino, que se encontra na “Capital dos Blindados” para participar da Operação Guarani.
A Operação Guarani é um exercício combinado que conta com a participação dos Exércitos do Brasil e da Argentina, importante para o adestramento e intercâmbio de conhecimentos entre os exércitos, com o objetivo de desenvolver e estreitar laços de cooperação.
A solenidade, realizada no 1º Regimento de Carros de Combate, foi presidida pelo Comandante da 3ª DE, General de Divisão Mauro Sinott Lopes, e contou com a presença Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira; e do Comandante da Brigada de Monte XII do Exército Argentino, General de Brigada Juan Antonio Zamora.
No início da solenidade, os Generais Raul e Zamora hastearam as Bandeiras do Brasil e da Argentina, respectivamente.
“Com essa solenidade estamos iniciando oficialmente a Operação Guarani 2018”, afirmou o General Raul, que destacou, ainda, que em 2017 transcorreu a fase de planejamento e agora, em 2018, será o exercício simulado. Já em 2019 ocorrerá as atividades no terreno, envolvendo tropas dos Exércitos Brasileiro e Argentino.
Um desfile da tropa encerrou a solenidade.
Agência Verde-Oliva / Centro de Comunicação Social do Exército