Manaus/AM – O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus – ASPROM/SINDICAL, diante do pronunciamento do Sr. Governador Wilson Lima e do Sr. Luiz Fabian, sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas da SEDUC, que se dará no dia 10 de Agosto, observa que continua sendo contrário ao retorno das aulas, pois não acredita que o Plano de Ação apresentado será concretizado, mesmo porque o mesmo deixou muito a desejar. Não foram feitas reformas nas janelas das escolas, o que é extremamente necessário para que possa haver o mínimo de circulação de ventilação nos ambientes escolares. O secretário diz que não vai haver testagem em massa de todos os que compõem a comunidade escolar, o que é indicado por todos os que levam à sério a preservação das vidas. Disse que se os professores quiserem fazer testes que busquem seus próprios meios de fazê-los.
A categoria continua receosa e com medo de voltar, porque este governo mente e não tem compromisso com a vida.
O Secretário Fabian, foi questionado por nós inúmeras vezes sobre o comunicado que os professores vinham recebendo dos gestores contendo a sinalização do retorno das aulas para o dia 10/08. O Secretário mentiu haver uma data e ainda disse que os gestores estariam agindo por suas próprias contas ao enviar mensagens aos professores, pois eles, os gestores, não foram orientados pela Seduc. Como podemos acreditar em quem não tem coragem de assumir seus atos em uma reunião. Este governo mente. Não vai ter a responsabilidade com a segurança das escolas do mesmo modo que não teve responsabilidade em manter os EPIs com os profissionais de saúde e com as vidas que foram ceifadas pelo Covid-19.
Sábado, dia 1° de agosto, teremos Assembleia Geral Extraordinária na Praça da Polícia, para discutir o INDICATIVO DE GREVE. Os Professores vão decidir pelo retorno ou não. Nós sim, valorizamos a vida nossa, dos nossos alunos, de todos os que integram a comunidade escolar e de seus familiares.
Fonte: ASPROM/SINDICAL