Pela autoridade investida em mim como Presidente pela Constituição e pelas leis dos Estados Unidos da América, é por meio deste ordenado:
Objetivo – Como a capital federal, Washington, DC, é a única cidade que pertence a todos os americanos e que todos os americanos podem reivindicar como sua. Como a capital da maior Nação da história do mundo, ela deve exibir espaços públicos bonitos, limpos e seguros. A capital da América deve ser um lugar em que moradores, passageiros e turistas se sintam seguros em todas as horas, inclusive no transporte público. Suas rodovias, avenidas e parques devem ser limpos, bem cuidados e agradáveis. Seus monumentos, museus e edifícios devem refletir e inspirar admiração e apreciação pela força , grandeza e herança de nossa Nação. Nossos cidadãos não merecem nada menos .
“É política dos Estados Unidos tornar o Distrito de Columbia seguro, bonito e próspero, prevenindo crimes, punindo criminosos, preservando a ordem, protegendo nossos reverenciados monumentos americanos e promovendo o embelezamento e a preservação de nossa história e herança. Tornando o Distrito de Columbia Seguro Combatendo o Crime. Minha Administração trabalhará em estreita colaboração com autoridades locais para compartilhar informações, desenvolver prioridades conjuntas e maximizar recursos para tornar o Distrito de Columbia seguro.
Força-Tarefa – Tal coordenação ocorrerá por meio da Força-Tarefa DC Safe and Beautiful (Força-Tarefa), que é aqui estabelecida por esta ordem. A Força-Tarefa será presidida pelo Assistente do Presidente e Conselheiro de Segurança Interna ou seu designado, e deverá incluir representantes dos seguintes departamentos, agências ou componentes, selecionados conforme tal departamento, agência ou componente determinar:
“O Departamento do Interior;
O Departamento de Transporte;
O Departamento de Segurança Interna;
O Federal Bureau of Investigation (FBI);
O United States Marshals Service;
O Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos;
O Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia;
O Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito de Maryland;
E o Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Leste da Virgínia.”
O Presidente da Força-Tarefa também pode selecionar outros departamentos, agências ou componentes para participar, conforme julgar necessário. Representantes de tais outros departamentos, agências ou componentes serão selecionados conforme tal departamento, agência ou componente determinar.”
Fonte: Casa Branca