domingo, dezembro 22, 2024

Presidente do TSE agradece doações para a segurança nas Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, agradeceram publicamente as empresas e as instituições que doaram equipamentos de proteção, produtos e serviços necessários para prevenir e evitar a transmissão da Covid-19 nos locais de votação e seções eleitorais durante as Eleições 2020.

O presidente do TSE enalteceu a adesão patriótica e gratuita dos parceiros privados e ressaltou que quase a totalidade dos equipamentos doados já foram devidamente despachados para 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o Brasil, graças à logística de transporte e de distribuição montada pelos colaboradores. “As últimas carretas já estão em trânsito”, comemorou.

Colaboradores – Luís Roberto Barroso fez um breve relato das ações e dos procedimentos que culminaram com o adiamento das eleições para o mês de novembro e com a criação do Protocolo Sanitário para as Eleições Municipais de 2020.

O protocolo contempla a obrigatoriedade do uso de máscaras nos locais de votação, bem como a higienização das mãos pelos eleitores com álcool em gel antes e depois da votação, além do uso constante desses materiais pelos mesários durante os trabalhos. Também será realizada a desinfecção de objetos e superfícies com álcool líquido.

Falando em nome da coordenação de logística e distribuição, Leandro Maia – da Consultoria Falconi – se disse honrado em participar dessa histórica operação de logística e de planejamento estratégico capitaneado pela Justiça Eleitoral.

Para Isaac Sidney, presidente da Febraban, o engajamento de empresas e entidades é a demonstração clara de que é possível fazer uma eficiente parceira público-privada em prol da democracia. “Foi gratificante participar dessa iniciativa marcante”, afirmou.

Paulo Skaff, presidente da Fiesp, classificou a iniciativa como um “grande movimento de cidadania pura” e destacou a habilidade do presidente do TSE para conduzir e mobilizar tantos colaboradores em um legítimo movimento da sociedade.

Vários colaboradores destacaram a solidariedade e o patriotismo que marcaram essa operação de gestão compartilhada. Para Pedro Moreira, da Abralog, foi um momento histórico da logística brasileira.

Doação – Os colaboradores doaram equipamentos de proteção para mesários, como máscaras e proteções faciais (face shield) de acrílico, além de litros de álcool em gel para utilização pelos eleitores e adesivos para marcar o distanciamento social nas filas.

Foram 8.891.100 máscaras cirúrgicas, suficientes para que todos os mesários possam usá-las e substituí-las a cada quatro horas e para suprir as necessidades de eleitores que eventualmente compareçam sem máscara; 2,1 milhões de protetores faciais (face shields); 2,1 milhões de frascos de álcool em gel para os mesários e 2,1 frascos de álcool em gel para uso de eleitores antes e depois de votar; 420.896 frascos de álcool líquido saneante; 2 milhões de adesivos que demarcarão o distanciamento social nos locais de votação e seções eleitorais; 226.952 pôsteres para os locais de votação com as medidas sanitárias adotadas e 533.170 pôsteres para as seções eleitorais com o passo a passo da votação e 500 mil canetas esferográficas.

As instituições também realizaram os serviços de transporte intermunicipal e interestadual, de carregamento de carga, de logística e de distribuição desses materiais e equipamentos.

Segundo o presidente do TSE, graças a essa mobilização foi possível obter materiais e equipamentos de segurança, bem como administrar as complexas operações de logística da distribuição desses materiais e equipamentos sem qualquer gasto público. “Essa parceira mostrou que, com boa-fé, boa vontade, patriotismo e espírito público, quase tudo é possível”, concluiu.

O ministro citou nominalmente cada uma das empresas e instituições que participaram do movimento:

– Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc);
– Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
– AGS Holding;
– Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert);
– Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa);
– BBM Transporte;
– Caoa Chery Automóveis Ltda.;
– Companhia Nacional do Álcool;
– Cosan S.A;
– DGR Services;
– Empresa de Serviços Hospitalares S/A;
– Falconi Consultores S/A;
– Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
– Fundação Itaú para a Educação e Cultura (Todos pela Saúde);
– General Motors do Brasil Ltda.;
– Gol Linhas Aéreas Inteligentes;
– Ifood.com Agência de Restaurantes Online;
– Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV);
– Klabin S.A.;
– Lojas Quero-Quero S.A.;
– Magazine Luiza S.A.;
– Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A – serviço de planejamento logístico
– Mercadolivre.com Atividades de Internet Ltda.;
– Modern Transporte Aéreo de Carga S.A.;
– Movida Locação de Veículo S.A ;
– Raízen Energia;
– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);
– Tam Linhas Aéreas S.A. (Latam);
– União da Agroindústria da Cana-de-açúcar do Estado de São Paulo (Única).

Fonte: TSE

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS