Brasília/DF. A Polícia Federal está atuando na proteção de 12 de Chefes de Estado na Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica.
O evento ocorre nos dias 8 e 9/8 na capital do Pará e reúne os líderes dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela), além de representantes de países convidados e organismos internacionais, incluindo a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
A Cúpula da Amazônia é precedida pelos Diálogos Amazônicos, que ocorrem entre 4 a 6/8, em um evento promovido pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Pará. A programação abrange mais de 300 eventos da sociedade civil, que contribuirão com resultados para serem apresentados aos líderes amazônicos durante a Cúpula, fortalecendo a participação social no mais alto nível do evento.
Um dos principais objetivos da Cúpula da Amazônia é fortalecer a OTCA, organização internacional sediada em Brasília/DF, para que possa apoiar os países da região na implementação de iniciativas e projetos necessários ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A Cúpula também convidou representantes da Alemanha, Noruega e França, tradicionais apoiadores de projetos e iniciativas na região, bem como representantes de organismos multilaterais e entidades financeiras internacionais, buscando estabelecer novas parcerias para fortalecer a cooperação amazônica em uma nova etapa de desenvolvimento.
A Polícia Federal está empenhada em garantir um ambiente propício para o diálogo e a cooperação entre os países amazônicos e seus parceiros internacionais, com o objetivo comum de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação da maior floresta tropical do mundo.
Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social