Brasília/DF. A Polícia Federal assinou na sexta-feira (1/11) contrato de locação de dois Helicópteros BELL 412ep. A assinatura foi realizada no hangar do Comando de Aviação (CAV) da Polícia Federal em Brasília/DF. As aeronaves estão aptas a serem empregadas nas operações policiais já em 2025.
A locação das aeronaves é parte das ações vinculadas ao Plano AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania) e foi concretizada com recursos do Fundo Amazônia por intermédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os helicópteros ficarão dedicados à Amazônia e permanecerão na base aerostática avançada em Manaus/AM, que funcionará atrelada ao Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI- Amazônia), ampliando as ações contra o crime organizado.
Participaram do evento o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, o Diretor de Administração e Logística da Polícia Federal, André Luis Lima Carmo, a Diretora de Crédito Digital do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho, e o Diretor Regional da Helisul, Wolner Aguiar.
O Diretor-Geral da Polícia Federal destacou na cerimônia que “esse evento marca um salto de qualidade, um novo estágio que entramos para enfrentar os grandes desafios do Brasil e do mundo, especialmente na questão ambiental. É preciso reafirmarmos essa parceria com o BNDES, que viabiliza ações de segurança pública e a criação de um sistema inédito para a Amazônia. Através da integração e tecnologia, vamos atuar em diversas demandas de segurança pública, desde o tráfico de drogas até a proteção ambiental.”
O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal enfatizou a importância da recente contratação de aeronaves para a Polícia Federal, afirmando: “estamos dando mais um passo importante que começou no final de 2022, quando discutimos a necessidade de fazer algo diferente pela Amazônia e o meio ambiente do nosso país. Essa contratação, que destina R$ 318 milhões do Fundo Amazônia para ações de segurança pública, sendo metade desse recurso para a Polícia Federal, é um marco histórico. Com a chegada dessas aeronaves, até o final do primeiro trimestre de 2025, teremos não apenas um aumento na quantidade de aeronaves, mas também na disponibilidade de horas de voo para ações conjuntas com as forças de segurança pública.”
Além disso, o Diretor Regional da Helisul, empresa responsável pelo aluguel das aeronaves afirmou: “estamos muito felizes com essa nova parceria que se inicia agora e temos certeza de que será um grande sucesso.”
Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, reforçou a importância da preservação da Amazônia ao mencionar que: “o Brasil tem a maior reserva de floresta tropical no planeta e precisamos unir esforços para preservá-la. Com o AMAS, o BNDES fortalece o combate ao crime organizado que atua no desmatamento ilegal. Os recursos do Fundo Amazônia serão usados nas ações de inteligência e também para aquisição e aluguel de novos equipamentos, como helicópteros.”
Coordenação-Geral de Comunicação Social