Com mais de cinco mil alunos do 1º ano do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), a Coordenadoria Distrital de Educação 03 (CDE 3) realiza, até o dia 30 de maio, palestras que motivam e esclarecem dúvidas dos alunos finalistas do Ensino Médio de como ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Processo Seletivo Continuo (PSC), Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Coordenado pela professora Dariana Corrêa, da CDE 3, as palestras têm como tema “A caminho da Universidade Pública”, e são realizadas em 15 escolas da CDE com alunos que estão iniciando o ensino médio.
A coordenadora do projeto, professora Socorro Moura, fala da importância das palestras. “Tal proximidade se faz cada vez mais necessária, já que muitos destes alunos serão, num curto espaço de tempo, nossos futuros graduandos”, disse Moura que é coordenadora adjunta pedagógica da CDE 3.
Projeto – O projeto é realizado através de palestras nas próprias escolas, pelos professores Reginaldo Simões, Adson Cordeiro e Sheila Regina que são supervisores pedagógicos da coordenadoria. As palestras têm duração de uma hora e meia, e são exclusivas para alunos do 1º ano do ensino médio, pois estão iniciando o ciclo de realização dos processos seletivos, passo fundamental para ingressar em uma das universidades do Estado.
Objetivo – O projeto tem como objetivo de orientar e sensibilizar os alunos sobre a importância dos processos seletivos para a continuidade dos estudos e da formação profissional; sensibilizar os alunos sobre a importância de se fazer um curso superior; incentivar os alunos na preparação da documentação necessária às inscrições dos processos seletivos; organizar grupos de apoio às inscrições dos candidatos nas escolas; conseguir o maior número de isentos nas inscrições e divulgação do edital, para que não percam os prazos do processo.
O projeto tem o propósito de atender, depois desta primeira fase, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Com uma abordagem diferenciada para estes alunos, pois já realizaram no primeiro ano a prova. Entre as ações, será a de orientar a cada aluno as possibilidades de curso que podem conseguir comparando as notas já realizadas nas provas.
“Esta aproximação, é extremamente benéfica aos estudantes, por outro poderá contribuir significativamente para a própria Universidade, que terá futuros alunos mais conscientes das opções de cursos e carreiras”, conclui Socorro.