Manaus, 12 de março de 2018 – O Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, inovou mais uma vez e criou a primeira horta no teto de um shopping de Manaus. Na próxima segunda-feira (19), será realizada a primeira colheita das hortaliças produzidas no local. Todas as hortaliças serão doadas à escolas da rede público de ensino municipal da cidade.
“Abraçamos o projeto com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados, pensando nas atuais e futuras gerações, para isso, parte dos restos de comida deixados pelos clientes na praça de alimentação são transformados em adubo para o cultivo de verduras, hortaliças e legumes. Além disso, queremos reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte do material durante envio de lixo ao aterro”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.
Nos últimos 10 meses, foram gerados aproximadamente 23 toneladas de resíduo orgânico na praça de alimentação do centro de compras. Todo esse resíduo passa por um tratamento na pequena usina de compostagem montada pelo shopping e o resultado deste tratamento serve como adubo e material orgânico para o cultivo das hortaliças. Dentre as hortaliças produzidas no local estão couve, alface e cheiro-verde.
Para melhorar ainda mais o projeto e aumentar a quantidade de material orgânico produzido, o Manauara Shopping lançará uma campanha aos lojistas e clientes sobre a importância do descarte de lixo sustentável, principalmente na praça de alimentação.
Sobre o Manauara Shopping – Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping é um empreendimento da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A empresa é proprietária de nove shopping centers em operação e administra mais um shopping de terceiros, totalizando 474,7 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 2.103 lojas.
O Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, mobiliários, pisos, forros e luminárias que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.
Com 47 mil m² de ABL, possui 233 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, possui 10 salas de cinema PlayArte, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.
O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) – ambas concedidas em 2012. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.
Informações para a Imprensa