Careiro/AM – Hoje dia (08/05) é o último dia para a transfêrencia de domicílio eleitoral, pessoas se aglomeram em enormes filas na frente do TRE-Careiro, vereadores tentando a reeleição foram fotografados e filmados na área externa do Cartório Eleioral praticamente montando plantão, em uma corrida desesperada transportando eleitores em veículos próprios, de familiares, amigos e até transporte foram fretados, todos rumo ao Cartório da 23ª Zona Eleitoral no município do Careiro, para fazer a transferência do título eleitoral para o município. O que pode configura em coopitação de eleitores através do abuso de poder econômico e abuso de poder político.
Legalidade – Desde que comprovado o vínculo do eleitor no município não há nenhuma irregularidade na transferência de títulos o problema são pessoas que não moram no município que são cooptados para trasferir o título apenas para votar no dia da eleição e aí muitos transferem o título, votam e somem por 04 anos deixando o “abacaxi” para os moradores do município descascarem.
Alguns requisitos para a transferência de domicílio eleitoral (Título) – Apresentar documento que comprove, no mínimo, três meses de vínculo com o novo município (residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade). Por exemplo: Caso já tenha concorrido a um cargo eletivo no município é um vinculo político, apresentar por exemplo: contas de serviço de telefonia dos últimos três meses e outros. Apresente também seu documento oficial com foto.
Mais eleitores que moradores – Chama a atenção o grande fluxo de pessoas indo e vindo no Cartório Eleitoral do município é possível que no fechamento pelo TRE do número de eleitores aptos a votar este ano no município seja maior que o número da população do município, excluido os menores de 16 anos e os idosos acima de 70 anos que não são obrigados a votar.
Da Redação: