A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) confirmou, na última terça-feira (24), a cura do primeiro caso confirmado de Coronavírus no Amazonas.
Trata-se da mulher de 39 anos que saiu de Londres, na Inglaterra, e chegou a Manaus no dia 11 deste mês. Conforme a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o biólogo Sérgio Luís Bessa, de 55 anos, diretor da Fiocruz – paciente reconhecido pelo órgão como sendo o segundo caso confirmado da doença no Estado – também caminha para a cura. Bessa chegou da Espanha no dia 15 deste mês e foi para isolamento.
Depois ele fez o teste, na Fiocruz, confirmando a contaminação. A instituição comunicou o resultado à FVS, que realizou novo teste no Lacen, laboratório credenciado para processar oficialmente os casos da doença no Amazonas.
A fundação afirmou que esses dois primeiros pacientes que testaram positivo para a doença no Amazonas já estão assintomáticos. Ainda na semana passada, a FVS informou que a mulher já tinha saído do período de transmissibilidade.
Um dia depois de chegar a Manaus, a paciente procurou uma unidade privada de saúde, porque já sentia sintomas da Covid-19. Assim que o resultado do teste saiu, a unidade privada comunicou a FVS, que providenciou o isolamento dela.
Com informações do Portal Marcos Santos