Desde o mês de abril, os alunos da rede estadual do município de Beruri, estão sem merenda escolar. A denúncia foi feita pelo deputado Luiz Castro (Rede), na sessão desta quinta-feira (5), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conforme informação que o parlamentar recebeu do vereador Sebastião Oliveira, também da Rede Sustentabilidade.
De acordo com Luiz Castro, a falta de compromisso do Governo do Estado com a Educação, atinge as crianças das escolas estaduais do interior, enquanto o governador Amazonino Mendes (PDT) faz festa distribuindo implementos agrícolas.
Esse, segundo o deputado, é um dos aspectos do quadro de abandono em que se encontram os municípios amazonenses. “O interior do Amazonas apresenta os maiores indicadores de pobreza do País, apontados pelo IBGE e Firjam, ficando atrás do Acre e Piauí, que não possuem o potencial de riquezas do nosso Estado”, afirmou Luiz Castro.
Líder da Rede na Aleam, Luiz Castro destacou a fabulosa arrecadação financeira do Estado do Amazonas, que ele afirma, ser contraditória com a situação de miséria das populações, não só dos municípios do interior, mas também dos bairros pobres da periferia de Manaus, onde as pessoas sofrem com o desemprego e a falta de segurança.
“Precisamos mudar esse tipo de governança atrasada, clientelista e paternalista, de políticos que sucessivamente passam pelo Governo e posam de defensores do povo, mas que são incapazes de planejar o desenvolvimento do Estado, com alternativas econômicas que promovam oportunidades de emprego, de renda e de melhoria da qualidade de vida dos amazonenses”, defendeu Luiz Castro.