Boa Vista (RR) – No dia 17 de maio, o Exército Brasileiro, por intermédio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), “Brigada Lobo D’Almada”, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, Ministério Extraordinário da Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizaram curso de capacitação para mediação rápida de conflitos, no auditório do SEST/SENAT Roraima.
A ação faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública e teve por objetivo capacitar agentes públicos na identificação e prevenção de situações de racismo institucional, intolerância religiosa e xenofobia em sua localidade. Na oportunidade, militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva responsáveis pela Operação Controle receberam a capacitação para melhor atender os migrantes, favorecendo as políticas públicas de respeito aos direitos humanos.
A Operação Controle tem por objetivo aumentar a segurança na faixa de fronteira roraimense, intensificando a triagem e o controle dos migrantes, direcionando-os para os centros de acolhimento e auxiliando o processo de interiorização deles no Brasil ou de retorno à Venezuela.
O evento, além da participação de militares da 1ª Bda Inf Sl (integrantes da Operação Controle e da Operação Acolhida), contou com a presença de agentes de segurança pública municipais, lideranças comunitárias e sociedade civil. No encerramento, os participantes foram certificados como “Mediador Rápido de Conflitos”.
Fonte: 1ª Bda Inf Sl
Comunicação Social da 1ª Brigada de Infantaria de Selva “BRIGADA LOBO D´ALMADA”