Operação Acolhida realiza trabalhos de prevenção à dengue em Pacaraima A equipe de veterinária militar da Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima, responsável pelo controle de doenças transmitidas por vetores, vem realizando trabalhos de busca por focos do mosquito Aedes Aegypti, na Base de Pacaraima (RR).
O grupo intensificou os trabalhos de prevenção, tendo em vista o aumento de chuvas na região onde se desenvolve a Operação Acolhida, o que possibilita o surgimento de pontos de acúmulo de água propícios à criação de larvas.
Para evitar a proliferação do mosquito, uma equipe de militares é responsável pela retirada da água acumulada em poças, por intermédio de bombas, evitando que se complete o ciclo do mosquito.
Também está sendo realizada uma Pesquisa em Armadilhas, as quais foram fornecidas pelo Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores (LAFICAVE), da Fundação Oswaldo Cruz, com a finalidade de monitoramento da atividade dos mosquitos na Base, em Pacaraima. Para atrair fêmeas do mosquito, ovitrampas (armadilhas) são distribuídas em locais estratégicos e monitoradas. O método empregado é preciso, econômico e eficaz na identificação precoce de infestações.
As estruturas da Operação Acolhida em Pacaraima empregam em torno de 150 militares e abrigam, aproximadamente, 450 imigrantes indígenas oriundos da Venezuela.
Fonte: Agência Verde-Oliva
Watsapp Redação: (92)99191- 9814