domingo, dezembro 22, 2024

Como identificar tendências de negócios antes que elas aconteçam?

A fórmula da Hustle para identificar grandes oportunidades de negócios

Sam Parr é o fundador e CEO do The Hustle, um boletim diário para empreendedores com mais de 1,5 milhão de assinantes.

Parr e sua equipe lançaram recentemente o Trends, um boletim informativo pago e uma comunidade que apresenta relatórios detalhados do setor com insights inéditos, entrevistas exclusivas com os fundadores e estudos de caso com análises úteis.

A um preço de US$ 299 anualmente, o Trends disparou rapidamente no dia do lançamento e registrou milhares de vendas nos primeiros dias.

Sam montou um documento com algumas idéias para ajudar os escritores a identificar tendências. O documento, resumido abaixo e compartilhado com permissão, descreve um processo para identificar oportunidades de alto potencial no setor e como empreendedores e investidores podem aproveitar a oportunidade antes de se tornarem “mainstream”.

“Uma coisa que notei quando entrevistamos pessoas é que a maioria das pessoas não é boa em enxergar oportunidades”, diz Sam.

“Então, estou tentando criar uma estrutura para ajudar nossos leitores a identificar tendências. Aqui estão algumas idéias iniciais.

O que é uma tendência comercial? – É uma lacuna no mercado ou uma oportunidade de criar um negócio, de preferência com grande escala e margem. Simplificando, detectar tendências significa farejar valor de mercado.

Então, como usamos essa definição para identificar tendências?

Entregue seu produto nas mãos do cliente – Distribuição e criação de algo que as pessoas querem … esses são os dois principais fatores quando decide-se desenvolver um produto.

Não se trata apenas de criar um produto, mas de garantir que você possa colocá-lo no mercado. Por esse motivo, a distribuição deve ser incorporada ao produto.

Como você lucrativamente entrega seu produto nas mãos do cliente? Você faz isso com três componentes.

Equipe de vendas – Existe margem suficiente para que você possa contratar uma equipe de vendas para ir ao mercado e criar demanda?

Tráfego na Web – Você pode conseguir tráfego de pesquisa do Google ou tráfego social do Facebook e Instagram por menos do que o custo para criar seu produto?

Gastos com anúncios – Você pode gastar dinheiro em publicidade e marketing online que atrai a atenção do seu produto?

Exemplos: Você possui uma concessionária de carros no interior no meio do nada. Você vende veículos de classe mundial e raros, mas ninguém sabe que você está lá. Isso vai funcionar? Não.

Você tem 20 milhões de seguidores no Instagram. A maioria delas é jovem. Você decide colocar sua marca de 1.000.000 de novos batons que o fabricante fez. Esse negócio funcionará? Provavelmente.

Agora, temos que abordar como criar algo que as pessoas querem. A outra metade da batalha.

Como você sabe o que as pessoas querem? Bem, às vezes você simplesmente não sabe. A verdade é que até que as pessoas comprem, não há maneira perfeita de provar isso.

Porém, existem maneiras de ajudar a aumentar a probabilidade de você ter uma tendência à sua frente.

Comportamento passado: as pessoas já compram algo semelhante ao que você está pensando em oferecer?

Problema confirmado: você sabe que as pessoas têm esse problema e estão tentando resolvê-lo ativamente? Eles estão pesquisando no Google?

Se você puder responder a essas perguntas, poderá criar um produto que as pessoas desejam. Mas, lembre-se, a distribuição é tão importante quanto o produto em si. Se você possui distribuição e um produto que atende a uma demanda do mercado, aproveite essa fórmula para expandir os negócios:

Valor do negócio = Frequência de compra + preço de compra + número total de vendas.

Por exemplo, uma empresa de serviços de limpeza pode ajustar qualquer uma dessas três alavancas para aumentar o valor da empresa.

Frequência de compra: como seus clientes mensais podem se tornar clientes semanais?

Preço de compra: como você pode aumentar o preço por limpeza?

Número total de vendas: como você pode aumentar sua base de clientes?

Por fim, uma observação importante: você pode contratar pessoas para ajudá-lo a construir a empresa?

Existem muitas empresas que ganham centenas de milhares de dólares, mesmo milhões, com uma pessoa. Mas é difícil encontrar um exemplo de empresa de tamanho significativo que seja uma operação individual.

Tudo isso se resume ao recrutamento. Isso por si só não é o desafio. Se você pagar a alguém poderá contar com essa pessoa. Mas, depois de um tempo no mercado, uma equipe forte será uma peça fundamental da sua jornada.

Esse artigo foi produzido pela equipa da Folha Econômica.

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