
Careiro/AM – Hoje (09/02) representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, servidores públicos e cerca de mil moradores do município do Careiro no Amazonas participaram de uma Audiência Pública no Ginásio Osmar de Oliveira para discutir a estimativa populacional do município levantada no Censo 2022.
Questionamento do prefeito do município Natan Macena:
“Como o município tem 24.000 eleitores e só 30.000 habitantes?”. O prefeito disse ainda que o município conta com 14 equipes de ACS – Agentes Comunitários de Saúde, que cada ACS visita 2.500 (Duas mil e quinhentas famílias) ou seja só os ACSs visitam 35.000 famílias, como pode o município ter somente 30.000 habitantes?
Queda no número de habitantes – Segundo a estimativa populacional do Senso 2022 o número de habitantes do Careiro caiu em mais de 8 mil habitantes em um ano, em 2021 eram 38.820 e em 2022 caiu para 30.819.
Não foram visitados pelos recenseadores do IGBE – Há relatos de vários moradores em diferente comunidade do município que afirmam que não foram visitadas pelos recenseadores.
Ministro Lewandowski do STF – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que utilizava os dados do Censo Demográfico de 2022, ainda preliminares, para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2023 o que significa que este ano os recursos estão garantidos, a queda nos recursos no mês de janeiro, antes da decisão do ministro Lewandowski será posteriormente compensada aos municípios.
A importância do Senso – A contagem correta dos habitantes do município através do Senso Populacional ocorre de 10 em 10 anos e o número de habitantes define o Coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios, se a população aumenta com ela aumenta o percentual do FPM, da mesma forma se o número de habitantes diminui o coeficiente também diminui, o que significa mais dinheiro ou menos dinheiro no município, por isso o trabalho dos recenseadores é tão importante e tem que mostrar a realidade populacional de cada município e isso só é possível se for visitada casa a casa em todas as comunidade, também é importante os moradores atenderem e responderem as perguntas dos recenseadores após os mesmos serem devidamente identificados.
A solução para o problema o PPE – Para tirar as duvidas a solução inicial e o PPE a Pesquisa de Pós-Enumeração do IBGE é uma das etapas do Censo Demográfico 2022. A PPE é uma pesquisa por amostra de setores censitários.
Questionário Único – A PPE conta com um questionário único a ser aplicado pelo recenseador por meio de entrevista a um ou mais moradores dos domicílios. Assim como no Censo Demográfico, as entrevistas da PPE são registradas no DMC, em um aplicativo próprio da Pesquisa.
Confronto entre as informações – Após finalizada a coleta da PPE, é feito o confronto entre as informações coletadas na PPE e no Censo, sendo posteriormente comparadas. Desse modo, a realização da PPE complementa o trabalho do Censo Demográfico.
Da Redação Brito do Portal do Careiro