quinta-feira, novembro 21, 2024

BR-319: Fora do Novo PAC, até quando o Amazonas continuará isolado?

Amazonas/AM – Lançado pelo presidente Lula na última sexta-feira (11), o Novo PAC deixou a BR-319 de fora. Até quando o Amazonas continuará isolado do resto do Brasil por vai terrestre?. Para sair ou chegar no Amazonas para outras regiões do país só duas opções, avião ou de barco, o amazonense não tem o direito Constitucional de ir e ir.

Sobre a BR-319 – Inaugurada em 27 de março de 1976, a rodovia federal que liga Manaus, capital do Amazonas, a Porto Velho, capital de Rondônia, possui uma extensão de 885 km, dos quais cerca de 820 no estado do Amazonas e 64 em Rondônia.

A rodovia estava completamente pavimentada, garantindo o tráfego e o tempo de viagem de Manaus a Porto Velho estava estimado em 12 horas. Por falta de manutenção, foi fechada em 1988 e reaberta esporadicamente. 

Partindo de Manaus, a rodovia apresenta boa trafegabilidade até o km 215. A partir do rio Tupana, se torna dificultoso. Há partes em que a estrada de terra batida permite o tráfego, mas há partes onde a rodovia é somente de barro, no chamado “trecho do meio”, entre o 198 km ao 250 km; rodeado de 28 unidades de conservação ambiental. Seguindo em boas condições de Humaitá à Porto Velho.

PIM: Exportação no valor de US$ 47.83 milhões de dólares – As exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizaram US$ 47.83 milhões em janeiro, indicando aumento de 30,77% ante igual mês do ano passado (US$ 36.57 milhões).

PIM: Mais de 100 mil empregos –  Já a mão de obra do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em janeiro, 106.710 trabalhadores empregados, entre efetivos, terceirizados e temporários. Desde outubro de 2020 – ou em 28 meses consecutivos -, a quantidade de mão de obra do parque fabril de Manaus supera 100 mil vagas diretas.

E assim o Amazonas continuará isolado da malha rodoviária do Brasil

Rodovias do Amazonas Contempladas no Novo PAC:

BR-174/AM – A BR-174, também conhecida por Manaus–Boa Vista, é uma rodovia longitudinal que interliga os estados brasileiros de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima à Venezuela. A partir de sede de Rorainópolis, a 174 passa pela vila Nova Colina, e em seguida cruza a linha do meio do mundo, seguindo para o hemisfério Sul do planeta, após a vila do Equador (que tem esse nome por ser onde passa a linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios Sul e Norte).

Serviços previsto no Novo PAC – Para a BR-174/AM está previsto os seguintes serviços:

Adequação no Trecho Manaus a presidente Figueiredo e restauração;

Outra BR contemplada no Amazonas foi a BR-320: A BR-230 ou Transamazônica é uma rodovia transversal, considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil, com 4 260 km de extensão, ligando cidade portuária de Cabedelo na Paraíba ao município de Lábrea, no Amazonas cortando algumas das principais cidades do estado do Pará: Marabá, Altamira e Itaituba.

BR-230/AM – Serviços previsto no Novo PAC:
Construção de ponte sobre o Rio Mucuim;
Substituição de Pontes de madeira.

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS