Careiro-AM – Fizemos um levantamento dos custos da AGROPEC – Careiro 2018 com base nos valores publicados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.
Três atrações nacionais – Somente as três atrações nacionais custaram aos cofres públicos o valor de R$ 545.000,00 (Quinhentos e quarenta e cinco mil reais). É praxe o Cachê dos artistas ser livre de todas as despesas como: Passagens Aéreas, transportes, alimentação, hospedagem, segurança e outros.
Descrição do Gasto | Valor |
BANDA TOMI XOTE | R$ 4.000,00 |
BANDA TRIO DU VALE | R$ 4.000,00 |
KADU ALMEIDA | R$ 5.000,00 |
BANDA NORTE E NORDESTE | R$ 21.800,00 |
SHOWS PIROTÉCNICOS (Foguetes) | R$ 25.000,00 |
JOÃO NETO E FREDERICO | R$ 145.000,00 |
ESTRUTURA DO RODEIO | R$ 160.000,00 |
PAULA FERNANDES | R$ 195.000,00 |
AMADO BATISTA | R$ 205.000,00 |
SERVIÇO DE SONORIZAÇÃO | R$ 380.000,00 |
R$ 1.144.800,00 |
Não estão computados nos valores acima os seguintes custos:
1 – Equipe do Município de mais de 80 pessoas que trabalharam 30 dias exclusivamente para a realização da festa;
2 – Dois dias de ponto facultativo de aproximadamente 1200 funcionários públicos que não trabalharam;
3 – Custo de veículos que foram disponibilizados antes, durante e depois do termino da festa como: ônibus da saúde, ônibus escolares, barcos, tratores e maquinas, combustível, etc;
4 – Hospedagens e alimentação;
5 – Os valores de outras atrações locais que não foram publicados no Diário Oficial.
Estimativa custo real – Segundo o pronunciamento do Vereador Linviston no plenário da Câmara Municipal do Careiro no último dia (06/08) o custo da AGROPEC ao cofres públicos seria de cerca de R$ 3.000.000,00 (Três milhões de reais). Matéria publicada neste portal com o título: Vereador Linviston “A festa da AGROPEC custa três milhões de reais”
Sem orçamento – O orçamento previsto para a cultura no município para todo o ano de 2018 foi de R$ 283.336,65 conforme publicado no Diário Oficial do Município em 21/12/2017. Edição 2007 o quer dizer que não tem orçamento para pagar os compromisso da AGROPEC 2018 o que significa que terão que remanejar dinheiro de outras pastas, aí ficam sem respostas as seguintes perguntas: O dinheiro será remanejado de onde? Da saúde?, Da educação?, Da merenda escolar? ou ainda quantas pessoas terão que ser demitias para pagar os custo da festa?.
Dinheiro Público: Dinheiro público é dinheiro é de todos, mas quem não gosta de festas também paga essa conta milionária, a exemplo do povo evangélico que não participa da festa, pelo menos não deveriam e outras pessoas que simplesmente não gostam de festas.
Não há apenas pontos negativos na festa – Há os que gostam de festas, sim há o aumento de geração de renda nos hotéis e restaurante isso é fato por três dias, o problema é que a festa não é auto sustentável não se paga, primeiro porque não é cobrado ingresso, qualquer festa no município do Careiro é cobrado ingresso, mas na AGROPEC que os custo são altíssimos a entrada é grátis, assim, não tem como uma festa dessas ser autossuficiente financeiramente, sempre o rombo financeiro ficará para o município.
A festa é bonita? Sem dúvidas uma festa com o auto de produção não tem como não ser bonita, só orçamento dos fogos de artifícios foi de vinte e cinco mil reais, ou seja, queimaram literalmente R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) de dinheiro público.
Todo esse dinheiro gasto na AGROPEC 2018 vai fazer falta para o povo do município, o que é mais importante, saúde, educação, merenda escolar para as crianças ou três dias de festa?
Edson Brito – Portal do Careiro